domingo, 4 de novembro de 2012
domingo, 29 de abril de 2012
Slot Tour Auto 2012
terça-feira, 17 de abril de 2012
O Clube Slot de Braga e o GT Team organizaram no passado sábado dia 14 de abril uma corrida de resistência com a duração de 3 horas. O palco escolhido foi a excelente pista do CSB, as máquinas foram os carros de GT da marca italiana NSR, e em pista estiveram seis equipas que aproveitaram da melhor maneira a excelente tarde de corridas e convívio.
A equipa do VMC foi composta pelo Nuno Mendo, Rui Mendo e Rui Costa, e apesar dos dois irmãos não terem tido nenhum contato anterior com esta pista, não se saíram nada mal, tendo ganho experiência de condução e ritmo de corrida numa pista Carrera com muito mais grip que a pista do Clube Vianense.
Grid de largada com as equipas participantes da esquerda para a direita:
Corvette C6R - Viana Motor Clube
Corvette C6R - Bat-Na-Vó
Porsche 997 RSR - GTTeam-ART
Porsche 997 RSR – Guimarães Slot Clube
Audi R8 GT3 - CSB Smoke Off
Porsche 997 RSR - CSB Smoke On
A preparação do nosso Chevrolet Corvette começou durante a semana na pista do VMC, mas a adaptação final e instalação do motor Spirit SXXX com o respetivo pinhão e colagem dos pneus Extreme da NSR 20x10 que foram fornecidos pela organização, só foram feitas apenas alguns minutos antes do início da prova, conforme manda o regulamento destas provas.
Durante a tomada de tempos, o carro revelou sérios problemas elétricos e Rui Costa, sem ter podido completar uma única volta limpa, relegou o VMC para o último tempo do grid, que foi dominado pelo Porsche do GTTeam ART. No entanto a primeira manga realizada pelo Nuno Mendo, e logo numa calha muito pouco favorável, atirou o VMC para a quarta posição. De seguida Rui Costa aumentou ainda mais a vantagem, e numa sequência de voltas muito boa, cavou uma distância de cerca de 20 voltas para o quinto lugar.
De seguida Nuno Mendo voltou aos comandos, e rapidamente recuperou a posição perdida anteriormente, uma vez que os problemas elétricos acabariam por desaparecer. No turno de pilotagem seguinte Rui Costa atacou a calha verde com a faca nos dentes e voltou a aumentar para 24 voltas a diferença para o quinto lugar. Além de ter reduzido em nove voltas a diferença para o terceiro lugar, que era ocupado pela equipa CSB Smoke Off, averbou o melhor tempo da prova com o tempo de 8.855 segundos, o que só foi possível graças ao razoável conhecimento da pista, mas sobretudo ao carro que nesta fase da corrida estava muito rápido e com um comportamento muito estável e confiável.
No último turno de pilotagem Rui Mendo já conseguiu começar a dominar o carro com mais tranquilidade, e com a almofada de voltas de avanço criada anteriormente, conseguiu fazer um turno de pilotagem sem sobressaltos e sem problemas mecânicos, conduzindo o carro à quarta posição final da prova.
A organização da prova ficou mais uma vez a cargo de António Maia e José Augusto, que apesar do atraso inicial, de tudo fizeram para que a prova tivesse um desenvolvimento e um final bastante agradáveis. Para isso também ajudou a já conhecida hospitalidade da casa e o bom humor de todos os presentes.
O podium final, evidentemente ocupado por três das melhores equipas de Braga, e sobre a pista os carros das outras três equipas, com o nosso Corvette azul no meio.
Se o objetivo inicial da equipa do VMC era inicialmente de não chegar em último, o resultado final de quarto lugar foi bastante satisfatório e deixou a equipa bastante animada para futuras disputas nas pistas. Também temos a intenção de ser os anfitriões de uma das provas de resistência que já estão marcadas no calendário, e podermos ser nós a receber a nata do slot do Minho na princesa do Lima.
domingo, 4 de março de 2012
Slot Tour Auto 2012 já começa a mexer...

Aproveitando a deslocação à prova de Grupo 2 no Clube Slot de Braga (http://www.slotbraga.blogspot.com/) e a reabertura da brutal pista de slot do Motor Clube de Viana (http://vianamotorclube.pt/site/2012/03/02/noticia-de-imprensa/), comecei já a testar os últimos desenvolvimentos dos meus seis carros concorrentes a esta magnífica epopeia de slot.
Para a Classe 1 em que podem participar carros de rally que tenham participado em provas até 1965, o modelo escolhido será o Ferrari GTO LM 64 da MRRC-Monogram. A carroçaria foi totalmente repintada com o tom de vermelho correto, e redecorada com novas decalcomanias, de forma a representar exatamente o magnífico carro que venceu na sua estreia nas pistas, durante as 12 horas de Daytona de 1964 e dirigido pelas mãos de Pedro Rodriguez e Phil Hill do North American Racing Team.
Para a Classe 2 em que podem participar carros de rally que tenham participado em provas até 1973 e que correspondam aos carros inscritos em Turismo até 1300 cc, o modelo escolhido foi o Fiat 1000 Abarth da Reprotec. O carro ainda está em fase de construção, e a grande dificuldade foi conseguir acertar o chassi de origem que é uma completa lástima de tão mole e flexível que é.
Para a Classe 3 em que podem participar carros de rally que tenham participado em provas até 1973 e que correspondam aos carros inscritos nos Grupos 1 e 2, o escolhido será o Alfa Romeo GTAm da Auto Art. Um carro extremamente bonito, mas cujo acerto do chassi também necessitou de muitas horas de trabalho.
Para a Classe 4 em que podem participar os carros de GT e rally que tenham participado em provas até 1973 e que correspondam aos carros inscritos nos Grupos 3 e 4, o escolhido foi o magnífico Lancia Stratos HF patrocinado pela Pirelli e conduzido por Markku Alen e Ilkka Kivimäki no Rally de San Remo. Este modelo produzido pela Team Slot tem uma carroçaria lindíssima, mas o chassi e o motor originais são também uma autêntica desgraça. Muito trabalho de modelismo foi necessário para por este carro a andar em condições.
Para a Classe 5 de históricos preparados com carroçaria feita de resina, foi escolhido o Ferrari Dino 246 GT, que está ainda em fase muito inicial de preparação. A carroçaria da Resin Bodies adquirida da loja virtual Pendleslot inglesa (http://www.pendleslotracing.co.uk/), já está a ser convenientemente desbastada, e o chassi HRS da Slotit a ser adaptado. Este carro pintado de italian red vai ficar um mimo.
Para a Classe 6 de históricos especiais está a ser preparado um Ferrari 250 LM da Fly que, apesar de ser bastante mais estreito e instável que o meu Ferrari 512 P também da Fly e vencedor à geral da edição do Slot Tour Auto de 2011, já impressionou em termos de velocidade e segurança na pista do Clube Slot de Braga.