terça-feira, 17 de abril de 2012

O Viana Motor Clube participa numa prova de resistência de slot

O Clube Slot de Braga e o GT Team organizaram no passado sábado dia 14 de abril uma corrida de resistência com a duração de 3 horas. O palco escolhido foi a excelente pista do CSB, as máquinas foram os carros de GT da marca italiana NSR, e em pista estiveram seis equipas que aproveitaram da melhor maneira a excelente tarde de corridas e convívio.

A equipa do VMC foi composta pelo Nuno Mendo, Rui Mendo e Rui Costa, e apesar dos dois irmãos não terem tido nenhum contato anterior com esta pista, não se saíram nada mal, tendo ganho experiência de condução e ritmo de corrida numa pista Carrera com muito mais grip que a pista do Clube Vianense.

Grid de largada com as equipas participantes da esquerda para a direita:

Corvette C6R - Viana Motor Clube

Corvette C6R - Bat-Na-Vó

Porsche 997 RSR - GTTeam-ART

Porsche 997 RSR – Guimarães Slot Clube

Audi R8 GT3 - CSB Smoke Off

Porsche 997 RSR - CSB Smoke On

A preparação do nosso Chevrolet Corvette começou durante a semana na pista do VMC, mas a adaptação final e instalação do motor Spirit SXXX com o respetivo pinhão e colagem dos pneus Extreme da NSR 20x10 que foram fornecidos pela organização, só foram feitas apenas alguns minutos antes do início da prova, conforme manda o regulamento destas provas.

Durante a tomada de tempos, o carro revelou sérios problemas elétricos e Rui Costa, sem ter podido completar uma única volta limpa, relegou o VMC para o último tempo do grid, que foi dominado pelo Porsche do GTTeam ART. No entanto a primeira manga realizada pelo Nuno Mendo, e logo numa calha muito pouco favorável, atirou o VMC para a quarta posição. De seguida Rui Costa aumentou ainda mais a vantagem, e numa sequência de voltas muito boa, cavou uma distância de cerca de 20 voltas para o quinto lugar. Em seguida Rui Mendo a estrear-se nestas lides, acusou alguma pressão e falta de experiência, e juntamente com o retorno dos problemas de contato elétrico entre as palhetas e a calha amarela, viu os Bat-Na-Vó reduzirem dramaticamente a diferença, ultrapassarem-nos e subirem para a quarta posição.

De seguida Nuno Mendo voltou aos comandos, e rapidamente recuperou a posição perdida anteriormente, uma vez que os problemas elétricos acabariam por desaparecer. No turno de pilotagem seguinte Rui Costa atacou a calha verde com a faca nos dentes e voltou a aumentar para 24 voltas a diferença para o quinto lugar. Além de ter reduzido em nove voltas a diferença para o terceiro lugar, que era ocupado pela equipa CSB Smoke Off, averbou o melhor tempo da prova com o tempo de 8.855 segundos, o que só foi possível graças ao razoável conhecimento da pista, mas sobretudo ao carro que nesta fase da corrida estava muito rápido e com um comportamento muito estável e confiável.

No último turno de pilotagem Rui Mendo já conseguiu começar a dominar o carro com mais tranquilidade, e com a almofada de voltas de avanço criada anteriormente, conseguiu fazer um turno de pilotagem sem sobressaltos e sem problemas mecânicos, conduzindo o carro à quarta posição final da prova.

A organização da prova ficou mais uma vez a cargo de António Maia e José Augusto, que apesar do atraso inicial, de tudo fizeram para que a prova tivesse um desenvolvimento e um final bastante agradáveis. Para isso também ajudou a já conhecida hospitalidade da casa e o bom humor de todos os presentes.

O podium final, evidentemente ocupado por três das melhores equipas de Braga, e sobre a pista os carros das outras três equipas, com o nosso Corvette azul no meio.

Se o objetivo inicial da equipa do VMC era inicialmente de não chegar em último, o resultado final de quarto lugar foi bastante satisfatório e deixou a equipa bastante animada para futuras disputas nas pistas. Também temos a intenção de ser os anfitriões de uma das provas de resistência que já estão marcadas no calendário, e podermos ser nós a receber a nata do slot do Minho na princesa do Lima.

4 comentários:

  1. Muitos parabéns à equipa de Viana, já se nota o contributo dos "trabalhos de casa" face à ultima vinda a Braga! ;)

    Braga, Guimarâes e Viana, isto já começa a parecer uma sub-divisão regional do "Endurance Series" que percorre a zona Norte do país...


    Abraço,

    Hugo

    ResponderEliminar
  2. Realmente já se nota uma evolução relativamente a última prova na pista do GTTeam. O vosso carro estava realmente bem afinado. Foi um ótimo resultado tendo em conta que de tratou de um equipa composta por pilotos experiente e pilotos sem qualquer experiência.

    foi muito agradável o convívio gerado com a presença do pessoal de Viana e de Guimarães.

    Até a próxima!
    Abraço,
    Augusto

    ResponderEliminar
  3. É isso aí Hugo. É o slot com sotaque do Norte em força. Obrigado pela força e garanto que da próxima ainda vamos render mais. Augusto, vamos combinar uma classe para o VMC marcar uma resistência dentro em breve. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Vou fazer por atacar o pódio da próxima vez.

    Abraço,
    Rui Mendo

    ResponderEliminar