Ferrari 512 BB LM pronto para o Grupo 5
Numa organização conjunta entre o GTTeam e o CSBraga, está prestes a começar o campeonato de Grupo 5, o último do calendário de 2012 e, muito provavelmente, um dos mais esperados campeonatos de slot das últimas épocas.
É muito possível que a maioria dos pilotos venha a optar pelos novos Ford Capri e Lancia Beta Montecarlo, recentemente disponibilizados no mercado pela marca Sideways. No entanto, como eu não sou um fã rendido às linhas muito quadradas de ambos os modelos e gosto sempre de trazer novidades para o grid, apostei num modelo que, apesar de já fazer parte dos planos da Sideways, tão cedo não estará disponível para os fãs do slot.
O
modelo que eu resolvi escolher é o muito especial Ferrari 512 BB LM, que apesar
de nunca ter alcançado resultados expressivos nas pistas reais, é um dos
projetos de engenharia mais impressionantes do extinto grupo 5 da década de 80.
Atualmente é possível encontrá-lo em vários encontros de clássicos em todo o
mundo, como o evento realizado no autódromo do Estoril em Outubro de 2005, onde
eu tive o prazer de ver na pista e de estar do lado de 4 BB de uma vez só.
Foram
construídos apenas 25 Ferraris "Silhouette" BB LM, desenvolvidos por
Pininfarina durante centenas de horas de testes em túnel de vento, a fim de
realizar as melhorias aerodinâmicas necessárias e que levaram à forma final do
corpo muito largo na traseira e muito mais longo em comparação com o modelo de
produção. Na sua última versão o motor de 12 cilindros horizontais e 5,0 litros de
capacidade, debitava uns corajosos 480 cavalos de potência.
Para o modelo de slot utilizei a
carroçaria do 512 BB LM, editado há vários anos pela Carrera e que representa o
carro com o chassi s/n. 26685 que participou nas 24 horas de Le Mans em 1979, mas que estava em total hibernação dentro da caixa original,
desde que o comprei. Como não gosto de ver nenhum Ferrari assim tão mal tratado,
resolvi meter mãos à obra e dar-lhe alma e vida nova.
Após
algumas alterações ao regulamento inicial, que permitiram a utilização de
chassis mais performantes para modelos como os da Carrera, resolvi apostar num
chassi extra que tinha em casa do Sauber Mercedes da Classe C da Slotit. A
adaptação não foi fácil, devido ao entre eixo bem mais curto, o que obrigou a
encurtá-lo em quase 1
centímetro . As colunas originais de fixação da carroçaria foram mantidas, tendo sido necessário fazer adaptações no chassi do
Sauber para receber os parafusos métricos para apertarem a carroçaria. Apesar
da Carrera estar acostumada a fazer umas carroçarias pesadonas, o conjunto
total com chassi, suporte do motor in line, motor SXX e rodas ficou com apenas 80 gramas de peso.
O
habitáculo em lexan foi retirado de um Ferrari F40 também da Slotit, e que
depois de meticulosamente pintado ficou muito bonito. É claro que o motor e os
sistemas mecânicos adotados em ambos os Ferraris não são nada parecidos, mas aqui
um pouco de imaginação também não faz mal nenhum.
As
rodas adotadas são as originais de plástico do modelo à frente, que foram
engordadas com uma fina capa de acetato para cumprirem com os 14,8 mm mínimos
obrigatórios, e na traseira as jantes de alumínio Prorace de 15,8 mm da Ninco que
normalmente equipam os modelos Lightning.
Nos
testes realizados na pista do Viana Motor Clube e numa versão do carro ainda muito
inicial, sem interior nem vidros, o comportamento foi muito prometedor, com uma
grande velocidade na reta e ótima segurança nas curvas, tendo marcado como
melhor tempo 10,72 segundos. Na minha pista caseira e já numa versão completa, o
carro chegou aos 3,73 segundos por volta, apenas dois décimos de segundo mais
lento que o Toyota GT1 da Scaleauto preparado para o campeonato de LMP e com
pneus de espuma. Falta ainda fazer alguns testes finais com o berço anglewinder e com outras motorizações possíveis, e com os pneus 5207 da NSR que serão padrão neste campeonato.
Só
espero que o tempo das próximas sextas feiras à noite esteja convidativo para
sair de casa e que não chova, para poder confrontar o meu 512 BB com as
máquinas que o pessoal de Braga deve andar aí a preparar. Espero também que a única visão que
essas máquinas tenham, seja daquela traseira redondinha a disparar na frente.
Um abraço e até lá.
Belo trabalho, caro Rui... agora fiquei com vontade de fazer algo do género ao meu 512 BB Filipinetti. Esse sempre teve o chassis original, mas já lhe promovi alterações, nomeadamente a do lexan e até foi o do F40, igualmente. Só isso tirou 8 ou 9 g de peso na carroçaria, se me recordo.
ResponderEliminarÉ pena o material original não permitir grandes performances, porque apesar de todas as limitações, era um carro com um comportamento que me agradava muito. Só era lento :)
Abraço e boa sorte com o bólide,
Hugo
Muito bonito Rui.
ResponderEliminarConfesso que a ideia original do campeonato, tal como tu dizes, era o de colocar em pista os novos Grupo 5 da Sideways. Mas, como nem todos tem a possibilidade de adquirir carros novos, entendemos por bem alargar o campeonato a todas as marcas desde que com carros pertencentes ao referido grupo. A tua proposta de adaptação de outro chassis nos modelos, a partida, menos competitivos também foi muito bem acolhida.
Parece-me que o resultado final do regulamento foi interessante. A ver vamos!
Rui, não te esqueças de levar um par de pneus novos (sem qualquer uso) colados nas jantes para ser entregue na altura da entrada em parque fechado. Não deixes para colar apenas na altura.
Um abraço,
Augusto
Irrepreensíevel, caro Rui.
ResponderEliminarBonito quanto baste, reserva-nos agora a natural expectativa, quanto às reais potencialidades frente aos poderosos Capri Gr.5. É que são verdadeiras máquinas....
Um abraço e até breve.
Caprinos de classe Beta... Não sei se são adversários para um BB ou um LB...
EliminarVamos a ver...
Excelente Rui!
ResponderEliminarCom o teu lindissimo Ferrari e o meu Toyota vamos dar uma coloria abada aos Caprinos eheheh
Como vocês puderam notar nas sábias palavras do Morgado, está aberta a caça às cabras. Rezem para que não chova. Até lá...
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