domingo, 31 de outubro de 2010

Porsche 550 Spyder "Little Bastard"

Califórnia, 30 de Setembro de 1955.

Numa estrada deserta e longa de mão dupla em Cholame, California, um pequeno Porsche 550 Spyder em tom natural de alumínio e sem pintura, devorava asfalto a uma velocidade considerável, fazendo uma barulheira tremenda com o escapamento aberto. O carro tinha o número 130 pintado no capô e nas portas, e na traseira, seu nome de guerra gravado: Little Bastard.

Dentro do pequeno conversível, dois jovens, loiros e de óculos escuros. O piloto, que tinha realizado algumas lições de pilotagem de competição, costumava dirigir com um cigarro aceso no canto da boca.

Ao longe, o piloto avistou um enorme sedã preto vindo em sentido contrário, dando sinal de que iria virar na mesma saída que ele pretendia virar. O piloto diz para o companheiro:

- Vou pegar a saída antes dele..."

O pequeno motor boxer traseiro urrou mais forte, e a velocidade aumentou rapidamente. Mas a manobra não daria certo.

Aproximadamente às 17:45, o Ford Tudor 1950 acertou no pequeno Porsche bem no meio da porta esquerda, arremessando-o para uma cerca de arame do outro lado da estrada. O motorista do Ford pouco sofreu, bem como o passageiro do Spyder, que fora arremessado para fora do veículo no momento da colisão. Mas, em meio à carroçaria retorcida, o jovem actor de Hollywood, James Dean de apenas 24 anos, agonizava inconsciente. Sua morte seria pronunciada minutos mais tarde ao chegar às 17:59 no Paso Robles War Memorial Hospital.



De acordo com Rolf Wütherich, o mecânico passageiro de Dean, que sobreviveu ao acidente com o maxilar partido, as suas últimas palavras foram:

"That guy's gotta stop... He'll see us."

Este famoso acidente transformou Dean numa lenda, bem como o seu carro. Little Bastard que foi um dos 90 exemplares do primeiro Porsche projectado para participar em competições desportivas. Apesar de seu incrível sucesso nas pistas, o pequeno carro de alumínio é infinitamente mais famoso por ser "o automóvel em que morreu James Dean"

O 550 Spyder original tinha um peso baixíssimo de 550 kg, e acelerava e fazia curvas como poucos. Este era já o segundo Porsche de Dean, e era um conversível minimalista de motor central traseiro. Diferente dos 356, dos Carochas e dos posteriores 911, em que o motor ficava pendurado atrás do eixo traseiro, este era o primeiro motor Porsche sem ligação com os Volkswagen usados nos demais carros da marca: um complexo e magnífico boxer de quatro cilindros, refrigerado a ar, com bielas em cima de rolamentos, duplo comando de válvulas no cabeçote e dois carburadores de corpo duplo. Produzia 115 cv às 7.000 rpm, com apenas 1,5 litro de cilindrada. Mas o motor não era a grande qualidade do carro. Usava o baixíssimo peso, o equilíbrio trazido pelo motor central, o baixo centro de gravidade, e uma aerodinâmica muito bem cuidada, para produzir um comportamento dinâmico e uma facilidade de controlo de direcção inéditos àquela época, e admiráveis até hoje.


Um ano depois do acidente de James Dean, o carro viria a envolver-se em mais dois acidentes. O que sobrou do carro foi comprado por George Barris, um grande costumizador de carros americano, que vendeu o motor, a transmissão e duas rodas com os respectivos pneus a várias pessoas e pilotos. Por estranho que pareça, todas essas pessoas tiveram diversos acidentes graves, alguns deles fatais. Em 1960, depois de ser exibido em Miami, os restos do carro maldito desapareceram a caminho de Los Angeles, e o Little Bastard nunca mais foi visto. Em 2006 uma pequena parte de metal do carro foi vendida num leilão por $10,000 US.


James Dean participou em somente três filmes: “Rebel Without a Cause”, “East of Eden” e “Giant”. Nos anos a seguir à sua morte tornou-se num icon amado por milhões de fãs. Foi também um dos cinco actores indicados para o Óscar na categoria de “Melhor Actor” no seu primeiro filme e o único a ser nomeado postumamente. Os restos mortais de James Dean foram trazidos de volta a Fairmount, Indiana, e depositados no mausoléu da família Winslow em Park Cemetery, a uma curta distância da quinta em que ele viveu a sua infância.


O memorial a James Dean em Cholame, California dista cerca de 900 metros do lugar do acidente. Tem gravado as datas e horas do seu nascimento e morte fatídica e uma frase do livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupery:

"O que é essencial, é invisível aos olhos”

A Ninco editou este mesmo modelo do Porsche 550 Spyder “Little Bastard”, que faz parte da minha colecção de clássicos. É um carro delicioso de conduzir, e que reproduz com uma enorme qualidade e simplicidade este modelo histórico.

Referências:

http://www.pictureshowman.com/articles_personalities_dean.cfm

http://www2.uol.com.br/bestcars/supercar/chamonix-1.htm

http://oeclipsenegro.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

http://www.car-accidents.com/james-dean-car-crash.html

3 comentários:

  1. Parabéns Rui.

    Extraordinária obra que junta várias peças de um belo puzle.

    Formidável e logo, com um Porsche a servir de base.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Mota,

    Primeiro comentário e primeiro seguidor registado!
    Espero poder contribuir com mais um blog com reportagens assim.
    Com certeza a vossa participação será um aditivo extra a juntar ao combustível e à energia que nos une a todos.
    A paixão por tudo que tem rodas...

    Abraço,

    Rui Costa

    ResponderEliminar
  3. Eu era o Dean na vida passada. Aquele fdp deveria ter parado...mesmo !!!

    ResponderEliminar